chat TMH

http://www.meebo.com/rooms

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Em breve...


1) a mitologia grega e as primeiras olimpíadas em quadrinhos pela 1601;

2) a história do Minotauro ilustrada pelas turmas 1602 e 1603;


obs.: todos os trabalhos abaixo foram oralmente apresentados pelos grupos aos colegas e à professora. Os textos aqui publicados foram escritos pelos respectivos grupos.
A 1602 organizou a sala e os trabalhos para recebermos a visita da turma 1502 (4ª série da professora Gil). A visita foi ótima: os alunos da 1602 explicaram seus trabalhos com gentileza e entusiasmo aos alunos da 1502, que ficaram impressionados com tudo!

O título do blog por Bernardo, Jefferson e Fábio (1603)

O título do blog ("Aprendendo sobre... o Egito Antigo") foi criado por Bernardo, Jefferson e Fabio.

O Egito Antigo por Marcos Henrique, Rafael Simas, Felipe Valente e Luiz Felipe (1603)


Obs. da professora: o grupo fez uma ótima maquete, mas por causa de um acidente (do qual o grupo não teve culpa) foi danificada e não pode ser fotografada. Mas, o grupo está de parabéns!

O Egito Antigo por Vitor, Isaque, Camila Guapiaçu, Caroline, Camilla Silva e Itallo. (1603)

Cartaz explicativo do grupo, mostrado por Itallo e Camilla.



"Na pesquisa o que ajudou muito foram as matérias de História e as explicação da professora, mas também usamos um pouco de coisas da net. Na hora de pesquisar na internet usamos o termo "Egito Antigo" para acharmos o que queríamos. A maquete foi feita com a intenção de mostrar como realmente era o Egito Antigo. Na pirâmide usamos isopor e depois jogamos gesso em cima. Usamos gel, paetês, purpurina e lantejoulas no Rio Nilo para brilhar. A base da maquete foi feita de gesso. Também foi difícil na hora de conseguirmos a terra. Usamos bonequinhos para serem os egípcios e botamos roupinhas neles.
Na maquete tem: bonecos, uma pirâmide, vasos para pegar água (que foram feitos os vidros de esmaltes vazios com gesseo em volta), galhos secos representando a vegetação e areia de construção.
Nós aprendemos que não é fácil trabalhar em grupo e que não vale a pena resolver os problemas e as diferenças brigando. Aprendemos também que os tesouros dos faraós, como jóias e diamantes, não ficavam em cima da pirâmide, mas sim dentro, para não serem roubados. Também fizemos um cartaz." (01/11/2007)
Obs da professora: para não haver desentendimento, a maquete e o cartaz foram, de comum acordo, sorteados entre os membros do grupo.

O Egito Antigo por Jaíny, Amanda Letícia, Amanda Santos, Valdenir e Thamiris (1603)

Na foto, três componentes do grupo: Thamiris, Amanda Santos e Jaíny.
Os outros faltaram no dia em que fizemos a fotos.


"O que nós aprendemos


No começo foi muito complicado, mas nada que nós não conseguimos resolver. A maquete foi feita com muira inteligência: raspamos o isopor para fazer o Rio Nilo, pintamos com tinha guache da cor verde claro e colocamos gel com gliter. Colocamos cola de isopor e espalhamos areia nas partes que ficaram brancas.

A maquete tem um faraó mumificado com os seus guardas e o Rio Nilo.

A gente aprendeu que o faraó tinha várias esposas e que ele não morava na pirâmide, mas sim em um palácio." (01/11/2007)

O Egito Antigo por Paula, Dara, Laís e Stherphanie (1603)

As meninas do grupo com a maquete.

Detalhe da pirâmide.
A travessia do Rio Nilo.
* * *
"Como foi feita a maquete


As pirâmides foram feitas com isopor e papelão. Depois botamos cola e areia por cima. As múmias nós fizemos com gase. Pegamos uma caixa de fósforo e pintamos de guache para fazer o sarcófago da múmia. Depois pegamos bonecos e fizemos as roupinhas deles de papel crepom. Usamos também palitos de picolé e fizemos a canoa para eles atravessarem o Rio Nilo. O sol fizemos de papelão e colocamos a cartolina no sol. Já nuvem nós fizemos de papel de pipa e pintamos com lápis de cor azul. O camelo foi feito com papelão e papel de pipa. O faraó nós recortamos e colamos no papelão.

Assim, a maquete tem pirâmides, múmias, sarcófago, Rio Nilo, sol, nuvens, camelo, canoa, faraó e escravos. Colocamos uma abertura na pirâmide para verem o que tinha dentro, mas sabemo que a pirâmide era fechada.

A gente pesquisou na internet e em livros sobre o faraó, as múmias, pirâmides, o Rio Nilo. Aprendemos muitas coisas boas e agora sabemos tudo sobre o Egito e o Rio Nilo." (01/11/2007)

O Egito Antigo por Nyckollas, Matheus, Cleanto e Hugo (1603)

Alguns detalhes da maquete
O grupo com sua maquete.Uma visão de perto da maquete. Um panorama geral da maquete.

"A pesquisa foi muito interessante. Nós aprendemos como era o embalsamamemto das múmias, a vida de alguns faraós e a escrita do Antigo Egito. As coisas boas que aprendemos foi ter responsabilidade, acordar cedo, ter muita paciência com os outros e nos organizar.

A maquete foi feita com muitas coisas.

Modo de fazer:

Passar cola no isopor e jogar areia por cima; as pirâmides foram feitas com isopor, depois passamos gesso e purpurina. Compramos bonequinhos pretos e fizemos as roupas deles com retalhos. Em apenas uma pirâmide abrimos uma porta para mostrar como era, mas sabemos que as pirâmides não tinham porta para que niguém roubasse o que estava lá dentro." (01/11/2007)

O Egito Antigo por Amon, Guilherme, Laryssa e Leilane (1602)


Detalhe dos palitos com os quais a pirâmide foi feita.
* * *

"Fizemos essa pirâmides tentando representar todas as pirâmides do Egito Antigo. Nós conversamos decidimos fazer essa pirâmide.
Modo de fazer: colar os palitos na caixa de papelão diagonalmente e colocar um fundo de madeira para sustentar a pirâmide.
Uma pirâmide servia para guardar o sarcófago do faraó (com seu corpo mumuficado dentro) e todos os tesouros guardados ali para que o faraó pudesse usá-los em outra vida." (05/11/2007)

O Egito Antigo por Kaique, Juan Pablo, Luan e Wallace Luiz (1602)

O grupo.
A maquete por inteiro.
Detalhe do sarcófago com o faraó munificado dentro.
* * *
"Nós aprendemos muitas coisas sobre as pirâmides, os faraós e as múmias; sobre os camponeses e escravos.
Pesquisamos para fazer a maquete em livros e na internet. Nós botamos na maquete duas pirâmides, os guardas dos faraós, o Rio Nilo e etc...
Nós gostamos muito de fazer esse trabalho e aprendemos isso tudo!". (05/11/2007)

O Egito Antigo por Ana Paula, Maicon Henrique, Marcelo, Matheus Mendonça, Matheus dos Santos, Maycon José, Lucas, Rodolfo e Rosana (1602)

O enorme grupo reunido.

A réplica do faraó Tutankamon (com a sua márcara mortuária)
* * *
"O nosso trabalho
Uma pessoa ficou deitada em cima do papel pardo e outra foi passando o lápis. Depois pegamos o papelão e colocamos atrás do faraó, pintamos e botamos no sol para secar. Pesquisamos em livros, computador. Também fizemos um cartaz.
Nós achamos muito interessante essa pesquisa sobre o Egito Antigo e também descobrimos que no Egito Antigo só usavam branco, que os faraós controlavam aldeias e cidades, ditava as leis, governava o império, eram donos que grande parte das terras e o povo os considerava filho de deus." (05/11/2007)

O Egito Antigo por Tayná, Wallace Henrique, Luciano e Daniela (1602)

O cartaz do grupo.
O grupo com sua Cleópatra.
O grupo explicou à turma que a rainha Cleópatra usava uma peruca, pois tinha a cabeça raspada por causa de uma epidemia de piolhos.

"O Egito Antigo

Nós achamos muito legal estudar sobre o Egito Antigo porque aprendemos muito, além de termos feito trabalhos interessantes, pesquisando em livros e na internet. Fizemos uma imagem em tamanho natural da rainha Cleópatra, utilizando papelão, papel pardo, esmalte, paetê, purpurina, tinha guache e etc. Como a nossa Cleópatra tem vestes coloridas, a professore pediu que pesquisássemos mais sobre as vestimentas que os egípcios antigos usavam para ver se essa informação está correta. Em breve vamos completar a nossa pesquisa! Também fizemos um cartaz sobre o Egito Antigo, mostrando o Rio Nilo, os faraós, a construção das pirâmides, os escravos e etc." (05/11/2007)

O Egito Antigo por Emile, Thayane, Dayane e Joyce (1602)

O Rio Nilo, as pirâmides e as múmias prontas para a cerimônia fúnebre do faraó.
O grupo com a sua maquete.

A múmia do faraó e de todos os escravos que ele queria levar para usar em outra vida.

Cartaz temático feito pelo grupo.
* * *
"Esse trabalho é sobre a história do Egito Antigo


A nossa maquete mostra que os faraós eram muito ricos e a sua crença na vida após a morte. Por causa dessa crença, quando morriam tinham seus corpos mumificados e guardados em pirâmides. Os faraós também tinham várias esposas, sendo que apenas uma era escolhida para ser a rainha. O faraó era o sobreno do Egito Antigo e ninguém podia contrariá-lo. Sobre as pirâmides nós descobrimos que serviam de túmulos para os faraós. Foram os escravos que construíram as pirâmides com grandes blocos de pedra que pesavam até 50 mil quilos.
Fizemos a maquete a partir de isopor, tinta azul e amarela, areia, papelão, palitos de dente e de picolé, purpurina dourada, barbante e bonecos. Utilizamos seis bonecos, fizemos quatro pirâmides. Uma dessas quatro representa a mais famosa pirâmide do Egito Antigo: a de Quéops. Usamos também ataduras para enrolar as múmias.
Nós pesquisamos na internet e em livros." (05/11/2007)

O Egito Antigo por Roberta, Marcus Paulo, Mirian e Thuane (1602)




"Nós fizemos um trabalho muito bem feito, pois construímos uma maquete sobre as pirâmides de faraós do Egito Antigo e uma imagem em tamanho natural de uma rainha egípcia. Todos do grupo ajudaram.













Fizemos assim:


Material para a maquete:


1. um isopor;
2. bonequinhos;

3. papel 40kg para fazer as pirâmides;
4. areia de praia;
5. papel crepom para fazer as vestes dos bonequinhos;
6. papel dourado para enfeitar o caixão do faraó.

A maquete tem três pirâmides (representando Quéops, Quéfren e Miquerinos). Os bonequinhos representam os soldados e escravos do faráo. Tem também o sarcófago do faraó.

Material para a rainha:


1. papel pardo e papelão;
2. papel crepom;
3. paetê e purpurina;
4. papel dourado;
5. lápis de cor e canetinha;
6. maquiagem.

Para preparar a rainha, pegue uma pessoa e desenhe o formato do corpo dela no papel pardo. Depois, pesquise e use a sua criatividade para terminar.

Para fazer esse trabalho, nós pesquisamos no caderno, na internet e em livros. Foi muito bom participar desse trabalho." (05/11/2007)